domingo, 28 de março de 2010

CURIOSIDADES DA COPA DO MUNDO 2010 VOL 2


Olá amigos do world bizare and curious! Nessa postagem trarei a vocês um pouco mais de curiosidades da copa do mundo de 2010 na Africa Do Sul.


Copa do Mundo de 2010


África do Sul 2010 – mascote Zakumi, um leopardo

Pela primeira vez, uma copa do mundo será realizada no continente africano.

O país escolhido para ser o anfitrião da festa foi a África do Sul, tendo disputado a vaga contra Marrocos, vencendo por quatorze votos contra dez.

A realização do evento será no período de 11 de junho a 11 de julho, e contará com a participação de trinta e dois países.

Os preparativos para a copa do mundo têm caminhado lentamente. O país abriu construção de cinco novos estádios, especificamente para futebol, pois os lá existentes são próprios para os esportes mais praticados na região: rugby e críquete.

Os dirigentes da FIFA (Fédération Internationale de Football Association) desconfiam que a África do Sul não consiga terminar as obras no tempo previsto, assim, montaram um escritório no local, onde o comitê pode dar o apoio necessário. Mas caso o país não cumpra com as exigências da Federação, não conseguindo terminar as obras, a Alemanha promoverá o evento.

Os participantes foram escolhidos em percentuais por continente: a Europa ficou com 13 vagas; 4,5 vão para América do Sul; 4,5 para a Ásia, 3,5 para a América do Norte; 0,5 vagas para a Oceania e 6 vagas para a África.

A seleção africana esteve presente, até hoje, em apenas duas copas do mundo, sendo as de 1998 e 2002, onde foi eliminada ainda na primeira etapa.

O mascote – animal, pessoa ou objeto escolhido para representar um evento – já foi escolhido. É um leopardo, animal facilmente encontrado na região africana, que recebeu o nome de Zakumi, sendo ZA em referência à sigla do país e Kumi que significa dez.

O slogan do evento também já foi escolhido. “Futebol por um mundo melhor – da Alemanha para a África”. A referência da Alemanha no mesmo foi em virtude da mesma ter lançado em seu slogan (copa de 2006) um manifesto contra o racismo.

Leia Mais…

quarta-feira, 17 de março de 2010

Curiosidades da copa FIFA 2010


Olá . Hoje iremos mostrar as curiosidades da copa FIFA 2010 !
ENTÃO COMEÇA O JOGO!


É o primeiro mundial sediado no continente africano.

A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul terá todos os campeões mundiais, algo que não ocorreu na edição da Alemanha. Sendo assim, o pentacampeão Brasil, a tetracampeã Itália, a tricampeã Alemanha, os bicampeões Argentina e Uruguai, e ainda os campeões França e Inglaterra participarão desta Copa. A última vez que isto ocorreu foi em 2002, quando todos os vencedores de um Mundial estavam presentes. Além de 2010 e 2002, nos Mundiais de 1990, 1986, 1970, 1966, 1962, 1954 e 1950 todos os campeões mundiais de então estiveram presentes.

O contraponto é a Copa de 1958, na Suécia, quando somente a Alemanha Ocidental (campeã mundial da época) estava presente, contra as ausências de Uruguai e Itália e a Copa do Mundo de 1930 e 1934 sem campeões mundiais presentes.

Pela primeira vez na história das Copas, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte vão competir simultaneamente. Na única vez em que a Coreia do Norte competiu, em 1966, a Coreia do Sul não estava presente.

Pela primeira vez duas seleções da Oceania disputam a mesma Copa, é o caso de Austrália (disputou a vaga pela Ásia) e Nova Zelândia.

As seleções de Honduras e Nova Zelândia haviam disputado a Copa de 1982 e retornaram, curiosamente, para a Copa 2010, após ficarem de fora da grande festa do futebol durante longos 28 anos.

Portugal e Alemanha (respectivamente 4º e 3º lugares na Copa de 2006) ao se classificarem quebraram um tabu que durava desde 1986: toda seleção europeia que fica em 3º ou em 4º lugares no mundial anterior ficava de fora da Copa seguinte. Aconteceu com a França 3º em 1986, Inglaterra 4º em 1990, Suécia 3º em 1994, Holanda 4º em 1998 e Turquia 3º em 2002.

É a Primeira copa do Mundo a ter 6 seleções do continente africano.

Pela primeira vez desde a sua estreia em Copas do Mundo, a Arábia Saudita fica fora de um mundial.

Copa sem seleções caribenhas fato que não acontecia desde 2002.
Argentina, Grécia e Nigéria caem juntas no mesmo grupo fato que se antes somente tinha ocorrido em 1994, embora Argentina e Nigéria tenham caído no mesmo grupo em 2002.

Leia Mais…

terça-feira, 9 de março de 2010

Quantas Amazônias existem?




Pelo menos cinco conceitos diferentes costumam ser tomados como sinônimo de Amazônia: Amazônia continental (no Brasil e outros países da América do Sul), bacia do rio Amazonas, Amazônia Legal, bioma Amazônia e floresta Amazônica. Há ainda a confusão que muita gente faz entre o estado do Amazonas e a Amazônia. “Há várias Amazônias, e isso cria uma dificuldade e até uma sobreposição de conceitos e temas”, afirma Reinaldo Correa Costa, geógrafo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Nem mesmo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sabe, com precisão, delimitar a área que cada uma das “Amazônias” ocupa. O IBGE afirma, por exemplo, que todos os 3,8 milhões de km2 da bacia do rio Amazonas são cobertos pela floresta, mas sabe-se que há, na região, outros tipos de vegetação, como cerrado e campos. Veja abaixo o que significa cada conceito e a estimativa da área de cada um. :-?

TERRITÓRIO DEMARCADO
Amazônia é dividida de acordo com conceitos geográficos e políticos

ESTADO DO AMAZONAS
O Amazonas é a mais extensa das 27 unidades federativas brasileiras, com área equivalente à da Mongólia e pouco menor que todos os estados da Região Nordeste somados. Em mais de 1,5 milhão de km2, há apenas 62 municípios, o que dá uma área média de 25 335 km2 para cada município, tamanho superior à área de Sergipe (21 910 km2)

FLORESTA AMAZÔNICA
Não se sabe ao certo quanto da Amazônia é de floresta. Segundo o IBGE, a área é de 3,8 milhões de km2 , ou seja, o total da bacia Amazônica. Já o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia afirma que a floresta cobre 64% da Amazônia Legal (3,3 milhões de km2) – a cobertura original, antes do desmatamento, era de 73% da região

BIOMA AMAZÔNIA
O bioma Amazônia é formado pelas regiões que têm o mesmo clima, a mesma vegetação florestal e a mesma fauna. Esse conjunto de fatores cria condições biológicas específicas para a área. O bioma amazônico ocupa 49,29% do Brasil e é o maior bioma terrestre do país – o segundo maior é o bioma cerrado – mas também se estende para os outros países

AMAZÔNIA LEGAL
A Amazônia Legal é um conceito político criado pelo governo brasileiro em 1953, alegando que havia problemas econômicos, políticos e sociais semelhantes nesses estados, mas a divisão não corresponde à geografia natural da Amazônia (no Tocantins, por exemplo, há áreas de cerrado)

AMAZÔNIA
Amazônia é toda a região ocupada pela bacia do rio Amazonas. Como atravessa vários países, não há um órgão responsável por ela. Isso acaba gerando dados conflitantes sobre seu tamanho, que vai de 6,5 milhões a 7,5 milhões de km2. No Brasil, a Amazônia tem 3,8 milhões de km2

Leia Mais…

Qual é a origem dos símbolos religiosos?


CRUZ (Cristianismo)

Símbolos semelhantes já apareciam em culturas pagãs, antes de Cristo. Ela só foi adotada pelos cristãos quando o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz, no início do século 4. Além de representar a morte de Cristo, a cruz simboliza Deus, Jesus e o Espírito Santo, nas pontas superior, inferior e laterais, respectivamente


ESTRELA DE DAVI (Judaísmo)

Duas pirâmides - uma apontando para cima e outra invertida - representam a união ou equilíbrio entre o céu e a terra. Diz-se que Davi, importante rei de Israel, mandava gravar o símbolo nos escudos de seu exército como amuleto de proteção. A partir daí, a estrela de Davi passou a ser identificada com o povo israelita


LUA CRESCENTE COM ESTRELA (Islamismo)

Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco-otomano, passou a ser identificado com os muçulmanos. Mesmo assim, muitos fiéis negam a utilização de qualquer símbolo para representar a fé islâmica


OM (Hinduísmo)

É a forma escrita, em sânscrito, do principal mantra hindu. Os mantras são palavras, poemas ou textos entoados durante a meditação para auxiliar na concentração e invocar divindades. Vários textos dos Vedas - as escrituras sagradas hinduístas - começam com Om - pronuncia-se Aum - e significa "aquilo que protege"


SUÁSTICA (Jainismo)

Este símbolo - que também aparece no hinduísmo e no budismo - seria um desenho com quatro letras gregas gama (G), representando os quatro ventos, os quatro pontos cardeais, as quatro estações e outros conceitos da natureza relacionados ao número quatro. Mais tarde, o nazismo inclinou o símbolo e popularizou a suástica com um significado negativo


DHARMACAKRA (Budismo)

Embora muitos não considerem o budismo como religião, a filosofia também carrega sua marca. O círculo de onde partem oito raios é conhecido como Roda do Dharma. Por sua vez, dharma são os ensinamentos de Buda para que se alcance a iluminação, entre eles o Nobre Caminho Óctuplo, com oito vias que levam ao fim do sofrimento


YIN-YANG (Taoísmo)

Estudando as sombras projetadas pelo movimento do Sol, os chineses montaram um tipo de infográfico indicando a duração de dias e de noites ao longo do ano. Esse equilíbrio, fundamental para a agricultura, passou a representar a importância dos opostos e a presença de um dentro do outro - bolinha preta na parte branca, e vice-versa


KHANDA (Sikhismo)

A espada de dois gumes no centro do círculo simboliza o Deus único, cuja infinitude e perfeição é representada pelo círculo. A espada da esquerda se refere ao poder espiritual cruzando o poder político, simbolizado pela espada à direita. O significado político, raro na simbologia religiosa, é resultado das perseguições sofridas pelos sikhs ao longo da história


ESTRELA DE NOVE PONTAS (Fé Bahá'í)

Essa religião persa, fundada em 1844, prega que as lideranças religiosas ao longo dos séculos, como Maomé e Jesus, são enviados de um mesmo Deus. A doutrina elenca nove religiões - representadas pelas pontas - que preenchem essa definição: sabeísmo, hinduísmo, budismo, judaísmo,cristianismo,islamismo, zoroastrismo, fé babí e fé bahá’í


CONSULTORIA - Pedro Lima Vasconcelos, professor de pós-graduação em ciências da religião da PUC-SP

Leia Mais…